segunda-feira, 14 de novembro de 2011

QUERO SABER COMO... Combustão humana espontânea

Combustão Humana Espontânea ( CHE )




Imagine um homem que está em sua casa, quando de repente ele é reduzido a cinzas.

Parece ficção, mas isso realmente é um assunto muito intrigante para boa parte dos cientistas. Trata-se da Combustão Humana Espontânea, que faz com que os corpos humanos sejam completamente queimados, sem que haja qualquer fonte de calor externa.


Há pouco mais de 200 casos registrados na história, mas nenhum deles apresenta provas conclusivas de que exista uma combustão realmente espontânea. 
Nunca foi visto um incidente deste tipo, porque, em todos os casos relatados até hoje, a vítima estava sozinha em algum cômodo e só foi encontrada quando já estava completamente carbonizada.


Mas quais seriam as causas para esta suposta combustão? 

Ninguém sabe com certeza, mas há uma série de explicações científicas para o tema.
A mais aceita até o momento utiliza um dado estatístico da combustão espontânea como base: a grande maioria das vítimas é composta por pessoas obesas, sedentárias e fumantes.
 Uma série de fatores precisariam se combinar para comprovar a teoria.

Primeiro, a vítima deve estar fumando e então sofrer um ataque do coração. Em seguida, seu corpo deve sofrer o "efeito pavio"*** ( veja explicação mais abaixo ), que ocorre quando a gordura humana verte pelos poros do corpo. Como a gordura é inflamável, a brasa do cigarro faria com que o corpo entrasse em combustão.


Isso também explicaria por que são tão raros os casos de combustão espontânea no mundo. Repetimos, nada disso é confirmado com total certeza. Mas é um bom alerta para quem fuma e está um pouco acima do peso.



Efeito pavio

O efeito pavio é o nome dado a destruição parcial de um corpo humano pelo fogo, quando as roupas da vítima ficam encharcadas com a própria gordura e funcionam como um pavio de vela.

O "efeito pavio" é um fenômeno que comprovadamente pode acontecer sob certas condições, e tem sido exaustivamente observado. É uma das explicações comumente oferecidas para o suposto fenômeno da combustão humana espontânea (CHE).

A teoria do "efeito pavio" diz basicamente que uma pessoa queima após sua própria gordura ter entrado em combustão, acidentalmente (ou não).

O corpo humano vestido funciona como uma vela "às avessas": a gordura humana (a fonte de combustível) está do lado de dentro, e a roupa da vítima (o pavio) está do lado de fora.
Portanto, há um suprimento contínuo de combustível sob a forma de gordura derretida empapando as vestes da vítima.

A gordura contém uma grande quantidade de energia devido a presença de cadeias longas de hidrocarbonetos.

 Fontes: WIKIPÉDIA e estudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não use palavas ofensivas